quinta-feira, 10 de maio de 2012

VEREADORES DE GROSSOS RN - TROCA A FUNÇAO DE VEREADOR OU SEJA LEGISLATIVO NA CAMARA E FISCALIZAR O PODER EXERCUTIVO PARA TRABALHAR PARA O POVO A TROCA DE VOTOS EM SERVIÇOS BRAÇAL

Cansados de esperar pela Caern moradores cavam vala e instalam água nas residências

 Moradores da rua cavaram vala onde passa a encanação que leva água às residências
Cansados de esperar pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), os moradores da Travessa Manuel Firmino, zona urbana de Grossos, juntamente com o vereador Carlos Lacerda, “Cateca” (PCdoB) resolveram dar um fim ao sofrimento da falta d’água naquele trecho. No último domingo, 30, criaram um mutirão para resolver esse problema de vez da falta d’água.  Com o apoio da prefeitura, que cedeu todos os canos, a população se juntou ao vereador “Cateca” e cavaram uma vala de mais de 100 metros de extensão, onde o edil fez todo o trabalho de conexão dos canos. Para amenizar a árdua tarefa de escavação (toda manual à base de pá e picarete) foi feita uma grande feijoada patrocinada por “Galego”.
Esse movimento realizado no domingo serviu também para despertar o sentimento de cidadania que existe dentro de cada um, serviu para mostrar que quando um grupo de pessoas se une com um mesmo objetivo, este se torna possível e às vezes, como é o caso, menos árduo. Imagine se todo esse trabalho fosse feito por um só homem.
 Vereador “Cateca” foi responsável pela conexão dos tubos
Os moradores da Travessa Manuel Firmino foram parabenizados pela iniciativa, com o vereador “Cateca”, que está sempre procurando, dentro de suas limitações, estar junto ao povo em movimentos populares, dando sua contribuição diferenciada e acertada na resolução de problemas que afligem a população grossense. Mostrando, como é do seu feitio, praticidade em vez de discurso.
Esse mesmo exemplo de cidadania já fora dado pelo vereador do PCdoB, em em Pernambuquinho com a falta d’água. Há um ano ele vem abrindo poços artesanais em todas as comunidades. Se brincar vão começar a chamá-lo de o "vereador das águas".
GROSSOS RN JÁ CONHECE, QUEM O PSB, VAI APOIAR NAS ELEIÇÕES DE 2012, VEJA NESSA FOTO E TIRE SUAS DUVIDAS
LOGICO QUE VAI SER O SOBRINHO DO EMPRESARIO (CAXICO) NAS ULTIMAS ELEIÇÕES O MAIS BEM VOTADO,   ALEXANDRE  - QUE HOJE TRABALHA COMO CATECA FAZENDO FAVORES AO POVO DE GROSSOS NA SAUDE NA TROCA DE VOTO.
"vereador da saúde"

Você lembra em quem você votou para Vereador? Não. Então, pense um pouco que você vai lembrar. Quando lembrar, volte a ler o que vai a seguir e veja se ele merece o seu voto em 2012 para lhe representar por quatro anos. Muitas vezes, o povo fica pelas esquinas jogando pedras no Prefeito, quando na realidade você elegeu um Vereador para que ele lhe representasse e não deixasse que as maracutaias acontecessem. Por acaso, você lembra qual era o patrimônio do seu candidato? Não. Muito fácil, basta você olhar com calma que verá se aumentou,diminuiu ou está igual aquele que foi declarado quando se candidatou. E por último, se você não está satisfeito com a administração do Prefeito é porque aquele Vereador que você elegeu não correspondeu a sua confiança.

O vereador é um membro da Câmara Municipal que exerce seu cargo em favor de um município, o mandato dura 4 anos e o cargo enquadra-se no poder legislativo. Sua função é fiscalizar o trabalho do prefeito e os gastos ligados ao orçamento anual, sendo assim, é o representante do povo. 

As principais funções do vereador:

• Analisar e aprovar leis ligadas à prefeitura e ao poder executivo.

• Fiscalizar vários órgãos da prefeitura, além de requerer prestação de conta por parte do prefeito.

• Votar projetos de lei.

Receber os eleitores e ouvir sugestões, críticas, reivindicações.

• Promover a ligação entre eleitores da região que representa e o governo.

• Elaborar e redigir projetos.

• Criar leis com intuito de formar uma sociedade mais justa.



Finalmente:

Segundo a Lei Orgânica Municipal e a própria Constituição Federal, o VEREADOR é membro do Poder Legislativo, eleito pelo povo, que tem como funções: legislar, ou seja, criar leis que tornem a sociedade mais justa e humana; a fiscalização financeira; e manter o controle externo do Poder Executivo Municipal, principalmente quanto à execução orçamentária ao julgamento das contas apresentadas pelo prefeito.









O vereador é o legislador mais próximo do cidadão, uma vez que o deputado estadual se desloca para a capital do Estado, e o deputado federal e o senador ficam ainda mais distantes, em Brasília. Em virtude desta proximidade, o vereador é o mais cobrado no atendimento dos anseios e necessidades dos munícipes que, quase sempre, são problemas relacionados à competência do Poder Executivo.
É seu direito e dever cobrar do vereador uma atitude de modo a apresentar proposições e sugerir medidas que visem o interesse coletivo, a usar a palavra de autoridade constituída em defesa do município e de seus habitantes, Participe, sugira, debata. Cobre de seu vereador uma posição de real legislador e de fiscal dos poderes.
        
Lembre-se: não podemos esperar que algo aconteça ou que alguém tome conta dos problemas. Conseguem melhores resultados os que apresentam soluções, que aproveitam a iniciativa para fazer tudo o que é preciso em harmonia com seus princípios, para que as tarefas sejam cumpridas.

Hoje, porém, a situação está mudando. A população tem tomado consciência das legítimas obrigações do vereador, exigindo dele uma participação mais efetiva junto à sua comunidade e categoria. Os cidadãos já sabem, por exemplo, que asfaltar e sanear é obrigação do poder executivo, do prefeito, cabendo ao vereador indicar e fiscalizar.

Com o passar dos tempos, os verdadeiros atributos do vereador foram se desviando de seu rumo legal e ele passou a ser um "despachante de luxo", exercendo funções das mais variadas possíveis, na grande maioria das vezes por culpa do próprio político que, explorando as dificuldades e miséria da população, preferia obter o voto fácil em troca de favores dos mais diversos.
 
fonte  sociedadealternativasaorafaelrn.blogspot.com
 
Fonte: MOVIMENTO NACIONAL PELA VALORIZAÇÃO DO VOTO - MONAV 

Nenhum comentário:

Postar um comentário