quinta-feira, 10 de maio de 2012

HOJE ESTAMOS RELEMBRANDO O PASSADO A JUSTIÇA TARDA MAIS NUNCA FICA NO ESQUECIDO BRASILEIROS A PROCURA DA JUSTIÇA DE VIOLENCIAS POLITICAS

Publicada quinta-feira, 10 de maio de 2012, às 7:45

Provas novas irão surgir, prevê irmão de Celso Daniel

Nesta quinta, cinco acusados serão julgados pela morte do então prefeito de Santo André
O irmão de Celso Daniel, morto em 2002, afirmou em entrevista ao R7 que espera que o julgamento dos cinco acusados do crime traga à tona novidades sobre o assassinato do então prefeito de Santo André. Bruno Daniel afirmou que vai acompanhar o júri, marcado para ter início nesta quinta-feira (10), em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.
O então prefeito de Santo André, Celso Daniel, durante coletiva de imprensa em que falou sobre corrupção – Foto: Itamar Miranda
O então prefeito de Santo André, Celso Daniel, durante coletiva de imprensa em que falou sobre corrupção – Foto: Itamar Miranda
— Como há um julgamento, e os presos serão chamados para depor, quem sabe algo de novo surja, porque há ainda muito a elucidar. Houve queima de arquivo nesse caso, testemunhas importantíssimas morreram, então é difícil você reconstituir tudo o que ocorreu. Nessas oportunidades, às vezes surgem novidades.
Bruno disse ainda que a família espera que as teses do Ministério Público sejam acatadas pelo júri, como ocorreu com Marcos Bispo dos Santos, o primeiro julgado no caso. Em novembro de 2010, Santos foi condenado a 18 anos de prisão por homicídio duplamente qualificado — motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa da vítima.
Questionado sobre o que espera do julgamento, Bruno disse que tem “confiança nos trabalhos do juiz de Itapecerica da Serra” e diz que tem convicção de que “novas punições exemplares ocorrerão”.
Versão do Ministério Público
O promotor Márcio Augusto Friggi afirmou ter “absoluta convicção” de que a morte do prefeito foi encomendada e teve motivação política. Segundo ele, o esquema contava com Sombra, Sérgio Gomes da Silva, e outras pessoas que, por falta de elementos, não foram incluídos na denúncia de homicídio, mas que são réus em outros processos.
Na análise do MP, Sombra contratou os acusados para executar Celso Daniel em uma espécie de queima de arquivo. As investigações da promotoria concluíram que o ex-prefeito sabia e concordava com o esquema de corrupção quando o dinheiro era para “beneficiar o PT” (Partido dos Trabalhadores).
Celso Daniel foi morto porque descobriu que parte do dinheiro estava sendo desviada para contas pessoais dos envolvidos no esquema.
R7 tentou entrar em contato com o diretório do PT Estadual de São Paulo e nacional, mas não conseguiu retorno. Na época da investigação do crime, o partido negou que tenha sido beneficiado pelo esquema de fraudes na cidade.
Julgamento
O  julgamento será conduzido pelo juiz Antonio Augusto Hristoz, da Vara Criminal da cidade, e tem previsão de durar ao menos dois dias. São réus Itamar Messias dos Santos, José Edison da Silva, Elcidy Oliveira Brito, Ivan Rodrigues da Silva e Rodolfo Rodrigo dos Santos Oliveira.
Treze testemunhas foram chamadas pela defesa, entre elas dois delegados. O Ministério Público, representado pelo promotor Márcio Augusto Friggi de Carvalho, não chamou ninguém.
Morte
Ex-professor universitário, deputado e prefeito da cidade do ABC pela terceira vez, Celso Daniel foi encontrado morto numa estrada de terra em Juquitiba (SP), alvejado por oito tiros, após dois dias de sequestro. Ele era o escolhido para coordenar a campanha que levaria o ex-presidente Lula ao poder.

Celso Daniel: 10 anos de impunidade

Publicado por Pax em 19/01/2012
O caso Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André assassinado em 2002, precisa ser esclarecido. Este crime é envolto em quase uma dezena de outros assassinatos e fortes indícios de desvio de verbas públicas para financiamento de campanhas eleitorais.
O modelo de financiamento político corrupto é conhecido, muito bem estabelecido e compartilhado por todos, mas em Santo André a situação parece ter fugido completamente de controle.
Os irmãos do ex-prefeito insistem em afirmar que Gilberto Carvalho lhes teria dito que Celso coletava dinheiro de contratos superfaturados da prefeitura e enviava para a direção do PT financiar suas atividades eleitorais. Ele mesmo, Gilberto, atual ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, teria levado dinheiro para o então presidente do partido, José Dirceu.
Celso Daniel provoca a lembrança do também assassinato de Antonio da Costa Santos, o “Toninho do PT”, ex-prefeito de Campinas-SP. As circunstâncias deste segundo caso são ainda mais misteriosas. Mas envolvem revisão contratos com empresas de coleta de lixo e transporte coletivo, mesma situação em Santo André e, provavelmente, na maioria dos municípios brasileiros. A viúva de Toninho afirma que o crime foi político.
Leia abaixo a notícia no site Brasil247.
Bruno Daniel: Gilberto levava dinheiro para o PT
IRMÃO DE CELSO DANIEL, CUJO ASSASSINATO COMPLETA DEZ ANOS NESTA QUARTA, DEU ENTREVISTA BOMBÁSTICA À BAND; DISSE QUE O ATUAL SECRETÁRIO-GERAL DA PRESIDÊNCIA LEVOU R$ 1,2 MILHÃO DA PROPINA ARRECADADA EM SANTO ANDRÉ PARA A CAMPANHA DE LULA EM 2002; “MEU IRMÃO DEU A VIDA PELO PT”, DISSE ELE
17 de Janeiro de 2012 às 22:26
247 – Depois de se exilar em Paris, Bruno Daniel, um dos irmãos de Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André (SP) que foi assassinado brutalmente no dia 18 de janeiro de 2002, está de volta ao Brasil. E deu uma entrevista exclusiva à TV Bandeirantes, que acaba de ser levada ao ar no jornal da Band. “Meu irmão deu a vida pelo PT”, disse Bruno Daniel. Ele afirmou que o ex-prefeito comandava um esquema de arrecadação de propinas em Santo André, para financiar campanhas do PT – inclusive a disputa de 2002, que levou Luiz Inácio Lula da Silva ao poder. Bruno conta que a revelação foi feita pelo ex-secretário de Santo André e atual secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho. “Ele nos contou que levou R$ 1,2 milhão em espécie para o PT no seu corsinha preto”, disse Bruno Daniel. O valor teria sido entregue ao então presidente nacional do partido, José Dirceu.
O assassinato de Celso Daniel completa dez anos nesta quarta-feira. O empresário e ex-assessor da prefeitura de Santo André Sérgio Gomes da Silva, o “Sombra”, deve ser julgado neste ano como mandante do crime. De acordo com a reportagem exibida pela Band, Celso Daniel comandava o esquema de arrecadação de propinas, mas não concordava com a destinação de recursos para finalidades não partidárias. Por isso, teria sido assassinado, assim como várias pessoas que presenciaram o jantar entre Celso Daniel e Sérgio Gomes da Silva numa churrascaria de São Paulo, antes do sequestro do ex-prefeito. Bruno Daniel conta que se exilou em Paris por medo de ser assassinado. Mas diz que decidiu voltar para resgatar a verdade e a memória do irmão. “Fatos como esse não podem se repetir”, disse ele. (continua no site Brasil247…)
Complementos em vídeo sobre a notícia:
Vídeo 1 – Celso Daniel: crime completa dez anos sem solução – Band
Vídeo 2 – Irmão de Celso Daniel concede entrevista – Jornal da Band 
GROSSOS CIDADE PRAIA - UNIDOS COM O POVO DE GROSSOS ESPERA QUE O ASSASSINATO DO NOSSO GRANDE AMIGO DEHON CAENGA - A JUSTIÇA REABRA O CASO


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário