sábado, 16 de fevereiro de 2013

O PODER MEDICINAL DA FRUTA MELANCIA


Uso Medicinal
A melancia é levemente laxante, porém muito diurética. Por isso é indicada no reumatismo, nas ascites e nas obstruções renais.
Com o uso da melancia em abundância, curam-se ou combatem-se as enfermidades da pele.
Recomenda-se a melancia aos que sofrem de dores e gases intestinais, bem como aos que padecem de afecções das vias respiratórias, como bronquites crônicas, catarros pulmonares, etc.
Exteriormente, usa-se a melancia no tratamento da erisipela. Aplica-se triturada, polpa e casca, em cataplasmas, ou o suco em pinceladas.
Para combater as febres, toma-se o suco de melancia e aplicam-se fatias de melancia diretamente sobre o abdome.
As sementes oleaginosas de melancia, trituradas, são úteis para o  preparo de uma emulsão emoliente, que tem grande utilidade nas inflamações das vias urinárias.
As orchatas (refrescos) preparadas com as sementes trituradas acalmam as dores produzidas por ferimentos. Os efeitos são notáveis.
Em virtude do seu conteúdo em cucurbocitrina, as sementes têm o poder de dilatar os vasos capilares, reduzindo a pressão arterial.
Uso Medicinal
Valor Alimentício
A melancia é dotada de extraordinário poder diurético e refrescante. Num dia de calor, nada tão bom como sentar-se à sombra de uma árvore e comer uma melancia bem madura.
É uma fruta que deve ser comida bem fresca e madura, do contrário pode produzir cólicas e disenterias perigosas.
Devemos “usar mas não abusar”. Os que abusam desta cucurbitácea, principalmente quando se trata de criança, muitas vezes são vítimas de diarréia.
A melancia é uma fruta que dificilmente combina com outros alimentos sólidos ou líquidos. Devemos, pois, comê-la isoladamente, evitando misturas. Os que a consideram “fruta pesada” geralmente têm o hábito de usá-la em horário impróprio e em misturas inconvenientes. Na verdade, não se trata de “fruta indigesta”.
Resumo das Utilidades Medicinais
Acidose: Proceder como indicado em reumatismo.
Ácido úrico, distúrbios no metabolismo do: Proceder como indicado em reumatismo.
Alcoolismo: Proceder como indicado em reumatismo.
Artrite: Proceder como indicado em reumatismo.


Fonte: Balbach, A, Boarim, D. As Frutas na Medicina Natural. Ed. Missionária, 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário