quarta-feira, 6 de junho de 2012

CÂNCER A DOENÇA DO SECULO - DESCASO COM A SAÚDE PÚBLICA - MAIOR FATOR DE TRANSFERENCIA

Nota de esclarecimento

Qua, 06 de Julho de 2011
O CRIO há 36 anos presta serviço à sociedade na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. É considerado um dos maiores e mais bem equipados centros de tratamento de câncer no Estado do Ceará. Habilitado pelo Ministério da Saúde como uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – UNACOM. Disponibiliza ambulatório de consultas clinicas e prevenção, serviço de...

Leia mais...
O que é câncer Câncer é a proliferação descontrolada de células anormais do organismo. As células normais do corpo vivem, se dividem e morrem de forma controlada. As células cancerosas são diferentes, não obedecem a esses controles e se dividem sem parar. Além disso, não morrem como as células normais e continuam a se proliferar e a produzir mais células anormais.

Essa divisão descontrolada das células é provocada por danos no DNA, o material genético presente em todas as nossas células e que comanda todas as suas atividades, inclusive as ordens para a célula se dividir. Na maior parte das vezes, o próprio DNA detecta e conserta seus erros. Nas células cancerosas, porém, o mecanismo de reparo não funciona. Esses defeitos no mecanismo de reparo podem ser herdados e estão na origem dos cânceres hereditários. Na maioria dos casos, porém, o DNA se altera por causa da exposição a fatores ambientais, entre eles, o fumo, sol, alguns vírus e alimentação.

As células cancerosas geralmente formam um tumor, uma massa de células com crescimento anormal. Existem exceções, como as leucemias, em que as células doentes estão presentes no sangue e percorrem o corpo todo. Freqüentemente, as células cancerosas se desprendem do tumor, viajam para outra parte do corpo onde passam a crescer e a substituir o tecido sadio, num processo chamado metástase.

Nem todos os tumores são cancerosos. Os chamados tumores benignos não têm a capacidade de se espalhar para outras partes do corpo, mas merecem atenção e podem exigir tratamento, dependendo do local onde aparecem.

Diferentes tipos de câncer têm comportamentos diferentes, exigem tratamentos diferentes até mesmo quando se trata de câncer do mesmo órgão. Há cânceres de próstata extremamente agressivos, de progressão rápida e outros menos agressivos, de desenvolvimento lento. Por isso, o tratamento é específico para cada caso.

O câncer é a segunda causa de morte nos Estados Unidos e está entre as três primeiras no Brasil. A cada ano, 8 milhões de pessoas em todo o planeta recebem o diagnóstico de câncer. De forma geral, uma em cada três mulheres e um em cada dois homens tem, teve ou terá câncer. Quanto mais cedo a doença é detectada, maiores as chances de sobrevivência.
   

Como ocorre o câncer
O câncer não aparece de uma hora para outra, é uma doença de desenvolvimento lento, que às vezes leva 20, 30, 40 anos para se manifestar. Lembre-se: é a partir de uma única célula que acumula mutações que o tumor se desenvolve. É por isso que hoje conhecemos muito mais gente com câncer do que nossos avós e bisavós. Até 1950, a doença era relativamente rara até porque eram poucos os seres humanos que chegavam aos 50, 60 anos de vida. No Brasil da década de 30, por exemplo, a expectativa de vida girava em torno dos 35 anos e o brasileiro morria de infecção, de diarréia, de pneumonia. As vacinas e antibióticos prolongaram nossa existência, mas também permitiram que vivêssemos o bastante para que o câncer se desenvolva.

Nosso estilo de vida também tem sua parcela de culpa no grande número de casos da doença. Se o tabaco fosse sumariamente banido do planeta, os casos de câncer cairiam 35% - isso sem falar na redução drástica dos casos de enfarte, derrame e efizema. Nossa dieta rica em carnes vermelha e pobre em fibras vegetais também é parte do problema, bem como nossas prolongadas exposições ao sol tropical.

O mais importante, porém, é ter em mente que nunca antes em nossa história tivemos tanto sucesso no tratamento do câncer. Se você ou alguém próximo recebeu diagnóstico de câncer, as chances de cura e de uma excelente qualidade de vida nunca foram tão grandes. Especialmente, se você estiver nas mãos de uma equipe especializada e multidisciplinar como a do Hospital A. C. Camargo. Aqui você vai ter acesso ao que há de mais moderno em técnicas de diagnóstico, acompanhamento e tratamento, com equipes de clínicos, radiologistas, cirurgiões, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e de reabilitação, todos empenhados em sua recuperação integral.
   
Prevenção e Fatores de Risco Fator de risco é qualquer coisa que aumente a chance de alguém ter determinada doença. No caso do câncer, alguns podem ser evitados pela mudança de hábitos - deixar de fumar, beber moderadamente, usar filtro solar, ter uma dieta equilibrada - outros não. Entre estes últimos, estão o histórico familiar e a idade - o risco de desenvolver câncer aumenta com a idade.

Se uma pessoa estiver freqüentemente exposta a fatores de risco, ela tem maior chance de desenvolver câncer. Mas muita gente se expõe a um ou mais fatores de risco e não desenvolve câncer; enquanto outros, que nunca foram expostos, têm a doença. Isso ocorre porque há inúmeros fatores associados ao aparecimento de um tumor. Entre os fatores de risco para diferentes tipos de câncer estão:

Fumo (cigarros, charutos, cachimbo): câncer de pulmão, boca, laringe, bexiga, rins, esôfago e pâncreas. Sem o consumo de tabaco, os casos de câncer cairiam 35%!

Exposição ao sol sem proteção: câncer de pele.

Idade, alterações hormonais (como idade da primeira menstruação, número de gestações, idade do início da menopausa), obesidade, vida sedentária e, segundo alguns estudos, consumo de bebidas alcoólicas: estão entre os fatores de risco para o câncer de mama. Filhas e irmãs de pacientes com câncer de mama também precisam ter atenção redobrada - e começar os exames preventivos mais cedo, já que correm maior risco de desenvolver a doença.

Idade: é o principal fator de risco para o câncer de próstata. Não se sabe ao certo por quê, mas o risco é maior entre homens negros e afro-descendentes. Uma dieta rica em gorduras também parece aumentar o risco de surgimento do câncer. Filhos e irmãos de pacientes com câncer de próstata também precisam ter atenção redobrada - e começar os exames preventivos mais cedo, já que correm maior risco de desenvolver a doença.

Somados, fumo, hábitos alimentares, vida sedentária, infecções (por HPV, por exemplo) e exposição à radiação solar ou a produtos químicos são responsáveis por 75% dos casos de câncer. Segundo algumas pesquisas, 30% das mortes por câncer estão relacionadas a maus hábitos alimentares (consumo excessivo de carnes vermelhas e falta de fibras) e falta de exercícios físicos na idade adulta.
 
GROSSOS CIDADE PRAIA, VEM À ALERTAR PARA AQUELES QUE QUEREM PROLONGAR SUA VIDA POR MAIS ALGUNS DIAS , S UA SAÚDE DEPENDE DE : BONS HÁBITOS ALIMENTARES, E MUITO CUIDADO COM ALIMENTOS DE PROCEDENCIA DUVIDOSAS COMO FOI COMENTADO EM NOSSA ULTIMA PUBLICAÇÃO.
 
SAUDE PÚBLICA É UM DIREITO DE TODOS, MESMO QUE SEJA NEGADO PELO SEU GOVERNO, VOCÊ TEM DIREITO, É SÓ PROCURAR A DEFENSORIA PÚBLICA , E SOLICITAR O SEU TRATAMENTO.
 
PARA MELHOR CONHECIMENTO É SÓ ACESSAR   O CRIO há 36 anos presta serviço à sociedade na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. É considerado um dos maiores e mais bem equipados centros de tratamento de câncer no Estado do Ceará. Habilitado pelo Ministério da Saúde como uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – UNACOM. Disponibiliza ambulatório de consultas clinicas e prevenção, serviço de...


                       E  VIVA FELIZ COM MUITA SAÚDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário