POLITICOM - X CONGRESSO BRASILEIRO DE MARKETING POLÍTICO (GT3)
Eleições 2012: redes sociais enquanto colégio eleitoral na Internet1
Ricardo Costa2
Wesley Moreira Pinheiro3
Resumo:
O novo milênio trouxe consigo o avanço das tecnologias digitais, proporcionando a ligação
entre pessoas por meio de computadores, aparelhos celulares e televisores, graças às conexões
digitais. É possível realizar tarefas do mundo físico pelo virtual, pesquisar, estudar, comprar e
vender, entreter e relacionar, criando uma sociedade pela rede. Analisando esse cenário
apresentamos a proposição do contexto virtual enquanto sociedade, onde as pessoas cultivam
os seus hábitos, comportamentos e valores, criando um espaço de discussão, conhecimento e
política. Neste contexto pelos sites pessoais, de relacionamentos, blogs e fóruns, os cidadãos
se encontram no universo digital para vivenciar suas experiências, criando um colégio
eleitoral em cada rede social, possibilitando a inserção do marketing digital e marketing
político.
Palavras-chave: Marketing Político; Redes Sociais; Eleições.
1 Artigo do GT3. Internet.
2 Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, pesquisador do Grupo de Pesquisa Opinião Pública, Marketing
Político e Comportamento Eleitoral da UFMG. E-mail: ricardo_costa30@yahoo.com.br.
3 Graduado em Matemática pela UNESP, pesquisador do Grupo de Pesquisa Opinião Pública, Marketing Político
e Comportamento Eleitoral da UFMG. E-mail: wesleymp@gmail.com.
ELEIÇÕES 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário