sexta-feira, 24 de agosto de 2012

POLITICA EM GROSSOS RN - DEMOCRACIA OU DITADURA DE CORONEIS POLITICOS

DEMOCRACIA OU DITADURA ?

EM GROSSOS RN- UMA PEQUENA CIDADE DE SALINEIROS, EM DIVISA ENTRE TIBAU E AREIA BRANCA - FALTA TUDO MENOS UM BOM CORONEL POLITICO.

FALTA PADRE NA RELIGIÃO CATOLICA
FALTA DELEGADO DE POLICIA
FALTA VEREADORES COMPETENTES PARA  (FISCALIZAR O EXERCUTIVO )

QUANDO APAREÇE UM CANDIDATO QUE PROCURA DISCURSAR EM PÚBLICO E MOSTRA A VERDADE AO POVO SOFREDOR , VEM POLICIAIS , QUERENDO O LEVAR PRESO.

TODO OS BRASILEIROS TEM DEVER DE FISCALIZAR O NOSSO MÚNICIPIO, ONDE SUAS VERBAS FOI APLICADAS, COMO TAMBEM DE FAZER DENUNCIAS AO MINISTERIO PÚBLICO DAS INRREGULARIDADES.
 
 
COMO FISCALIZAR SEUS VEREADORES

quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Como fiscalizar seus vereadores
O controle social é o controle feito pelos cidadãos, fiscalizando, monitorando e controlando as ações da administração pública. Ele pode acontecer tanto no planejamento quanto na execução das ações do governo, e é um importante aliado do controle institucional (feito pela própria administração pública), no qual a Câmara dos Vereadores se insere.

A Controladoria Geral da União (CGU) montou uma cartilha (em pdf) que orienta os cidadãos para exercerem, individual ou coletivamente, seu papel de cidadão de uma democracia participativa: conhecedor, participante e fiscalizador das políticas públicas.

Já foi falado anteriormente qual é a função do vereador, mas assim como uma das atribuições dele é fiscalizar o poder executivo, o nosso dever/direito como cidadão é ficar de olho naqueles que a gente colocou no poder para nos representar.

O § 3º do Artigo 31 da Constituição federal estipula que todos podem ter acesso às contas públicas, que devem ficar à disposição por 60 dias, sendo passíveis de questionamento se suspeitada alguma irregularidade (O POVO já pediu as contas públicas da Câmara dos Vereadores de GROSSOS RN e aguarda a presidente da Casa liberá-las; ela tem um prazo de 30 dias para isso);


A internet é um meio muito eficiente para acompanhar o que está acontecendo na Câmara dos Vereadores. Você faz isso quando visita o nosso blog. Em GROSSOS - GROSSOS CIDADE PRAIA, infelizmente é difícil de obter informações importantes através desse meio. Os veredores também poderiam fazer um melhor uso da internet como um canal de contato com o cidadão;

Vários movimentos têm surgido com o objetivo de fiscalizar os vereadores e as Câmaras dos Vereadores, entre eles está a campanha Adote um Vereador, nela o cidadão é incentivado a escolher um vereador e acompanhar suas atividades parlamentares. Existe também em alguns munípios do Brasil os Grupos de Acompanhamento do Legislativo (GAL). O objetivo desses grupos é fiscalizar a atuação dos vereadores de suas respectivas cidades.
Nesta entrevista ao portal do Movimento Nossa São Paulo, o professor de ciência política da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), Francisco Fonseca, ressalta a importância da mobilização da população para que as Câmaras Municipais cumpram seu papel.

Como você fiscaliza as ações dos seus representantes no Legislativo Municipal? Ou você não fiscaliza? Deixe a resposta nos comentários.
 
 
ELEIÇÕES MUNICIPAL 2012 - GROSSOS RN- VEREADOR TROCA SUA FUNÇÃO PARA ESCONDER AS INRRESPONSABILIDADE DE PREFEITO - EM TROCA DE VOTO
  
 
  Moradores da rua cavaram vala onde passa a encanação que leva água às residências
Cansados de esperar pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), os moradores da Travessa Manuel Firmino, zona urbana de Grossos, juntamente com o vereador Carlos Lacerda, “Cateca” (PCdoB) resolveram dar um fim ao sofrimento da falta d’água naquele trecho. No último domingo, 30, criaram um mutirão para resolver esse problema de vez da falta d’água.  Com o apoio da prefeitura, que cedeu todos os canos, a população se juntou ao vereador “Cateca” e cavaram uma vala de mais de 100 metros de extensão, onde o edil fez todo o trabalho de conexão dos canos. Para amenizar a árdua tarefa de escavação (toda manual à base de pá e picarete) foi feita uma grande feijoada patrocinada por “Galego”.
Esse movimento realizado no domingo serviu também para despertar o sentimento de cidadania que existe dentro de cada um, serviu para mostrar que quando um grupo de pessoas se une com um mesmo objetivo, este se torna possível e às vezes, como é o caso, menos árduo. Imagine se todo esse trabalho fosse feito por um só homem. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário